NOTÍCIAS

30/05/2017

São José Basquete reativa equipe feminina para disputa do Paulista da modalidade

.:: conteudo_32769_1.jpg ::.

Equipe feminina de basquete de São José dos Campos se prepara para retornar ao Campeonato Paulista da modalidade. Apostando em jogadoras que já tiveram passagens pelo clube, além de atletas do sub-19, a equipe apresenta seu elenco na próxima segunda-feira, 5, às 19h, no ginásio Cidade Jardim. O treinador será Carlos Lima, que comandava o grupo antes de ser desativado em 2016.
Além do Campeonato Paulista, previsto para começar em agosto, o time disputará os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior. De acordo com a coordenadora Jéssica Dias, o elenco será composto por oito atletas adultas e mais algumas da base. A contratação de uma pivô também está em pauta.

Após ficar um ano desativa, a equipe feminina joseense voltou na temporada passada, com um elenco formado principalmente por atletas jovens da casa e orçamento baixo, distante da realidade das temporadas passadas, quando girava em torno de R$ 1,3 milhão.

No estadual de 2015/2016, as joseenses caíram na semifinal, após a derrota para Presidente Venceslau. O discurso, no início do campeonato, era apenas de participação. Mas, com o passar dos jogos, as joseenses começaram a surpreender.

Técnico conhecido da casa
Carlos Lima acertou seu retorno ao São José Basquete em abril de 2016. Após o time ser desativado, Lima dirigiu o Maranhão na LBF 2015/2016, ficando na quarta colocação.
Em 2016, quando dirigia o time joseense, ele foi convidado a comandar a seleção feminina na Copa América sub-18, que foi disputada no Chile.

Retrospecto
Nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015, o São José Basquete ficou com a terceira colocação da LBF (Liga de Basquete Feminino). Conquistou o ouro nos Jogos Abertos do Interior de 2014, e o vice no Campeonato Paulista de 2013. Era um dos principais times do Brasil. A cidade também chamou atenção na modalidade ao apresentar as "Musas da LBF".

Após o término da LBF 2014/2015, o time começou a ser desmanchado por causa da incerteza. Em setembro de 2015, o então Secretário de Esportes, José Luis Nunes, anunciou a saída das joseenses no Campeonato Paulista.

Após o ex-técnico do São José Basquete, Régis Marrelli, ganhar em primeira instância um processo contra a administração municipal, a secretaria de esportes percebeu que o caso poderia expor possíveis falhas no modelo de gestão do esporte de alto rendimento e de base da cidade. À época, a prefeitura buscou opções para evitar o fim do Fadenp.

Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com

Fonte: http://globoesporte.globo.com

Colaboração: Rodrigo Garcia

    • Você é nosso visitante número
      16.629.019

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos