NOTÍCIAS

17/02/2018

LBF, Uninassau bate Venceslau e mantém bom momento

.:: conteudo_35488_1.jpg ::.

Uninassau e Basquete Venceslau não deixaram o torcedor respirar na noite deste sábado (17). As equipes fizeram uma partida de tirar o fôlego, no Ginásio de Esportes José Francisco Abegão, no interior paulista. Melhor para as visitantes, que venceram o duelo por apenas um ponto de diferença (77 a 76, sendo 40 a 39 no primeiro tempo) e deram sequência ao bom momento na Liga de Basquete Feminino (LBF).

Com a terceira vitória seguida (a segunda fora de casa), o time pernambucano chegou a 60% de aproveitamento no torneio (três vitórias e duas derrotas), saiu da quinta colocação e agora divide o terceiro lugar com Sampaio Basquete e São Bernardo. As venceslauenses conheceram a quarta derrota em sete jogos na LBF, e os cerca de 43% de aproveitamento deixam a equipe na sétima posição.

Destaques individuais não faltaram na partida. Diferentes nomes chamaram a responsabilidade em momentos decisivos do duelo. A cestinha foi a armadora cubana Casanova, do Uninassau, com 23 pontos (e seis assistências). Ainda pelo lado do time pernambucano, Gil alcançou um duplo-duplo (18 pontos e 12 rebotes) e Tássia também foi bem (16 pontos e quatro rebotes).

Já entre as donas da casa, Izabela teve um desempenho impressionante nas bolas de três (71.4% de aproveitamento, com cinco acertos em sete tentativas) e terminou com 20 pontos e sete rebotes. Mais quatro jogadoras venceslauenses terminaram com dois dígitos de pontuação: Fabi Guedes (13), Agustina Leiva (12), Karen (11) e Macarena Durso (10). Destaque também para Bárbara, com nove rebotes.

As venceslauenses voltam a jogar no próximo sábado (24), novamente dentro de casa, às 19h, contra o Ituano. No dia seguinte, às 15h, o Uninassau visita o Blumenau, em Santa Catarina.

O jogo

Ora por conta da eficiência dos ataques, ora por erros excessivos e baixo desempenho das defesas, as equipes fizeram uma partida com pontuação alta para os padrões do basquete feminino brasileiro. No primeiro tempo, cada time dominou um dos quartos.

As donas da casa fizeram um primeiro período quase impecável, com direito a 42.9% de aproveitamento nas bolas de três (3 acertos em 7 tentativas) – todas saindo das mãos de Izabela – e 75% nas bolas de dois (6 de 8). Neste ritmo, após o equilíbrio natural do início da partida, quando o placar apontava 9 a 9, o Venceslau foi abrindo vantagem até colocar 12 de frente e fechar o período em 27 a 15. Nem o ótimo começo de Casanova, que fez os sete primeiros pontos do Uninassau, foi capaz de frear o ímpeto das mandantes.

O Venceslau continuou muito bem, mais ligado e manteve uma boa vantagem no começo do segundo quarto, com 31 a 17 no placar. Porém, o Uninassau reagiu. E que reação! Casanova, que até então praticamente carregava as pernambucanas nas costas, ganhou a companhia de Gil como protagonista e, com isso, a equipe tirou os 14 pontos de vantagem das adversárias, indo para o intervalo com 40 a 39 no placar. A marcação pressão surtiu efeito e fez as visitantes venceram o período por 25 a 12.

As equipes dosaram o ritmo do jogo no começo do terceiro quarto, mas aos poucos a partida voltou a esquentar. O Venceslau retomou a dianteira no placar, mas o Uninassau seguia próximo. O período foi vencido pelas donas da casa por 23 a 18, que fecharam mais 10 minutos com 62 a 58 no agregado.

E o jogão teve um desfecho à altura dos três primeiros quartos. O duelo seguia lá e cá, com Izabela e Karen chamando a responsabilidade de um lado, e a incansável e ligeira Casanova, Gil e Tássia respondendo. O Venceslau chegou a abrir seis pontos de vantagem (66 a 60), mas o Uninassau virou (69 a 66). Na sequência, as venceslauenses retomaram a dianteira e, quando o cronômetro marcava pouco menos de dois minutos para o fim, as pernambucanas buscaram a igualdade: 75 a 75.

A virada veio a 1:16 para o fim, com um arremesso de dois convertido por Gil. Em seguida, dois ataques desperdiçados para cada lado fizeram o placar de 77 a 75 seguir até a última posse, quando Karen avançou, tentou a bandeja e sofreu a falta, com o cronômetro quase zerado. Mas deu tempo dos dois lances livres serem cobrados. O ginásio se calou para os arremessos da experiente ala/armadora. O primeiro, foi convertido. O segundo caprichosamente tocou no aro, na tabela e não caiu, dando a vitórias às visitantes.

Foto: Mariane Santos / TV Fronteira

Fonte: https://globoesporte.globo.com

    • Você é nosso visitante número
      16.585.944

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos