NOTÍCIAS

23/11/2018

FRANCA VENCE SÃO JOSÉ E CONTINUA LÍDER DO NBB

.:: conteudo_37813_1.jpg ::.

O Ginásio Pedrocão recebeu uma grande partida na noite desta quinta-feira (22/11). Com emoção até o fim e várias alternâncias de liderança no placar, o Sesi Franca Basquete segurou uma grande noite do São José Basketball, venceu o duelo de maneira eletrizante, por 95 a 93, e se manteve como líder isolado do NBB CAIXA 2018/2019.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Põe na conta: Com o resultado, o Franca acumulou sua oitava vitória consecutiva, a nona em dez partidas na competição (90% de aproveitamento), o que os manteve na liderança isolada. Já o São José sofreu seu terceiro revés seguido e caiu para a 12ª colocação, com dois triunfos em dez oito confrontos no campeonato (25% de aproveitamento).

Que chuva! É certo que foi um dia de muita chuva na região de Franca, mas no Ginásio Pedrocão, as duas equipes seguiram o mesmo caminho e protagonizaram um grande jogo nas bolas de 3. O time da casa converteu 12 arremessos longos em 28 tentativas (42,9% de aproveitamento), enquanto que o São José acertou 13 em 27 chutados (48,1% de aproveitamento).

Alexey 100%: Podemos dizer que a atuação de Alexey foi perfeita. Isso porque o armador do Franca não errou um arremesso sequer, com direito a 4/4 nas bolas de 3 – recorde pessoal na carreira – e deixou a quadra com 16 pontos em 16 possíveis –recorde na temporada. Além disso, ele deu sete assistências e fechou o duelo com 23 de eficiência – também recorde pessoal na atual edição do NBB CAIXA.

Fala aí, Alexey: “Fico feliz pela atuação que tive, mas o mais importante de tudo foi a vitória. Eles (São José) vieram com uma estratégia que deu certo, demoramos para pegar no tranco. Precisamos melhorar isso para sábado. Apesar dos erros, conquistamos uma importante vitória, que nos manteve na liderança e nos deixa confiantes para sábado”, falou Alexey.

Fala aí, Alexey (2): “São José é uma grande equipe, não tem jogo fácil no campeonato. Entramos devagar na defesa, e isso é perigoso, podíamos ter perdido em casa e isso com certeza faria muita falta para nós lá na frente. Precisamos entrar mais focados para não acontecer de novo nos próximos jogos”, completou o armador do Franca.

Também ajudaram: Com 21 pontos, sendo oito deles no último quarto, o ala/pivô Lucas Dias foi o cestinha do Franca na partida. Quem também se sobressaiu na pontuação foi o pivô Rafael Hettsheimeir, que saiu do banco e fez 16 pontos, a maior marca desde sua volta de lesão, além do ala norte-americano David Jackson, com 15 pontos, e do armador Elinho, com 12.

Fala aí, comandante: “Foi uma vitória importantíssima. Não gostei da nossa defesa, sempre prezamos por uma marcação agressiva, intensa. É claro que São José teve méritos, teve um ótimo percentual nos arremessos, mas temos que ter mais agressividade para fazer o adversário errar e partir daí ditar o ritmo da partida. Os dois ataques foram bem, mas em relação à nossa equipe, acho que temos muito que crescer defensivamente”, disse o técnico do Franca, Helinho Garcia.

Que isso, Schneider? O ala Schneider, do São José, ficou literalmente on fire nos dez minutos finais. Com 17 pontos praticamente seguidos oriundos de cinco bolas de 3 pontos em cinco tentadas (100% de aproveitamento), o jogador, que defendeu o Franca na temporada 2015/2016, foi o cestinha da partida, com 22 pontos – seu recorde pessoal na atual edição do NBB CAIXA.

Foi recorde: Os 17 pontos de Schneider no período final representaram o recorde de pontos dos últimos quartos da atual temporada do NBB CAIXA. A maior marca antes era de Jhonatan, do Flamengo, com 14 pontos na vitória sobre o Mogi. Curiosamente, essa não é a primeira vez que Schneider registra essa marca em últimos quartos. Há duas temporadas, quando defendia o Macaé, ele marcou 17 pontos no último quarto na derrota para o Minas, por 86 a 78.

Fala aí, comandante: “Não fizemos um bom jogo na defesa. Entramos com proposito de não deixar Franca correr, segurar eles na defesa. Em alguns momentos deixamos o time deles correr. Tivemos bom aproveitamento nos arremessos, mas tivemos que correr atrás do placar. Nossa equipe cresceu de produção, mas não conseguimos vencer”, lamentou o treinador do São José, Paulo Cezar ‘Jaú’.

Primeiro do São José: O primeiro tempo foi dividido não em dois quartos, mas sim em dois times. No período inicial, o São José teve um aproveitamento incrível nos arremessos de quadra (10/15), chegou a abrir dez pontos de frente (23 a 13) e fechou a parcial com expressivos 31 a 23.

Segundo do Franca: Já no segundo quarto, foi a vez do Franca crescer e tomar conta da partida. Mais intenso na defesa e preciso no ataque, o time da casa acertou seis bolas de 3 pontos em nove tentadas (66,7% de aproveitamento), venceu a parcial por 29 a 18 e foi para o intervalo em vantagem:  52 a 49.

Ameaçou deslanchar: O bom momento do segundo período foi mantido na volta do intervalo, e o time francano voltou a ser superior. Com Lucas Dias afiado nas bolas de 3, a equipe do técnico Helinho chegou a abrir dez pontos de novo, mas o último quarto reservava uma nova história…

Quem segura o homem? Ele estava impossível no último quarto. Com incríveis cinco bolas de 3 pontos em cinco tentadas e um total de 17 pontos quase consecutivos, o ala Schneider comandou a bela reação do São José, que chegou a virar o jogo após bandeja do jogador no contra-ataque (85 a 84) restando três minutos para o fim.

Soube segurar: Mas o Franca foi valente e soube segurar o ótimo momento de Schneider. A equipe da casa ficou dois ataques sem sofrer cestas e aproveitou para retomar a vantagem (89 a 85). A partir daí, o placar não sofreu mais nenhuma reversão graças aos lances livres convertidos pelo Franca, através de Lucas Dias e Hettsheimeir nos momentos finais.

Fala aí, Douglas: “Temos que parabenizar a todos do nosso time. Defensivamente não fomos bem, tomamos 95 pontos, assim fica muito difícil vencer, ainda mais na casa deles. Se corrigirmos os detalhes que erramos na defesa vamos conseguir sair com as vitórias, que é o que está faltando para a gente nesse campeonato”, disse o pivô Douglas Nunes.

Próxima parada: Mais líder e embalado do que nunca, o Franca terá como próximo adversário ninguém menos que o vice-líder e rival recente Paulistano/Corpore, neste sábado (24/11), no Ginásio Pedrocão, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band. Já o São José voltará à quadra na terça-feira (27/11), contra o Botafogo, fora de casa, às 20 horas, ao vivo na ESPN.

Fala aí, Lucas: “O Paulistano vem de uma sequência boa também, é um time muito forte. Precisamos tirar o volume dos principais atletas deles. O Helinho (técnico) vai conversar com a gente, acertar todos os erros que tivemos para jogar bem no sábado”, finalizou Lucas Dias, do Franca.

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.587.520

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos