COBERTURAS

Medalhistas de Ouro do PAN comandam, Sampaio Basquete abre 2 a 0 na final sobre o Vera Cruz Campinas e fica a uma vitória do bicampeonato da LBF CAIXA

.:: medalhistas_de_ouro_do_pan_comandam_sampaio_basquete_abre_2_a_0_na_final_sobre_o_vera_cruz_campinas_e_fica_a_uma_vitoria_do_bicampeonato_da_lbf_caixa_40163_1_pt.jpg ::.

O Sampaio Basquete deu um passo importantíssimo rumo ao bicampeonato da LBF CAIXA. A equipe do Maranhão derrotou novamente o Vera Cruz Campinas no ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP), desta vez por 81 a 72, e está a uma vitória de conquistar o título nacional após três anos. E a primeira oportunidade será na quinta-feira (22), às 19 horas, diante de sua torcida, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA).

 

Melhor jogadora na campanha do Ouro no PAN, Clarissa foi a cestinha neste domingo (18) com 20 pontos, em 58,8% de aproveitamento. A ala/pivô também apanhou 8 rebotes e terminou o jogo 2 com 21 de eficiência, sendo eleita a MVP da Partida.

 

As outras medalhistas pan-americanas também deram grande contribuição no triunfo tricolor. A ala Tati Pacheco fez 17 pontos, Tainá Paixão (MVP do jogo 1) adicionou mais 13 e Raphaella Monteiro pegou 12 rebotes (com 5 pontos e 4 assistências em 29 minutos).

 

Do lado do Vera Cruz Campinas, que novamente sofreu com a alta rotação do adversário, apenas duas jogadoras pontuaram em dígitos duplos: Babi, com 15 pontos, e Jeanne, que veio bem do banco para somar outros 14 à ofensiva paulista.

O jogo – Mais uma vez o ginásio do TCC recebeu bom público nas arquibancadas. O Vera Cruz Campinas começou o jogo com Nadia no lugar de Ariadna, entrando também com Melisa Gretter, Patty, Babi e Mari Dias. Já o Sampaio começou o segundo jogo decisivo com Briahanna Jackson, Tati Pacheco, Raphaella Monteiro, Agustina Leiva e Clarissa.

 

Desde o começo, o Sampaio aproveitou a vantagem numérica no elenco para impor seu ritmo de jogo no TCC. Explorou o jogo interno com Clarissa, que terminou o primeiro quarto já com 10 pontos, e contou com duas bolas de três de Tati Pacheco para fechar a primeira parcial com 25 a 16.

 

O tubarão continuou cirúrgico no segundo período, com quase 60% de aproveitamento geral e com Vitória Marcelino vindo bem do banco. Vendo a história do jogo 1 se repetir, o Vera Cruz precipitava seus arremessos, e graças a uma boa atuação de Jeanne, conseguiu se manter por perto na parcial, mas com o placar geral já apontando 12 pontos de vantagem para as maranhenses.

No intervalo de partida, outra medalhista Pan-Americana foi homenageada pela LBF e a CAIXA, patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino. Aline Moura, que se lesionou no primeiro jogo da campanha dourada e segue em recuperação, recebeu o troféu comemorativo do presidente da LBF, Ricardo Molina, e da assistente de marketing da CAIXA, Luciana Bettiol.

 

O ritmo no terceiro período ficou mais cadenciado e as equipes mexeram menos no placar. Paixão puxou o ritmo para o Sampaio, enquanto Jeanne seguia traduzindo a trama campineira em pontos.

 

Entrando no último quarto ainda com 12 na frente, o Sampaio seguiu tranquilo rumo à vitória. Chegou a abrir 17, mas tirou o pé no final e viu a equipe paulista ensaiar uma reação tardia, que fechou a diferença da partida em dígitos simples.

 

Melhor do jogo, Clarissa conteve a empolgação e pregou humildade para o próximo jogo.

 

"É uma vitória realmente importante, mas para ser campeão, tem que ganhar três jogos. A final está totalmente aberta ainda, não ganhamos nada. A gente fez um bom trabalho, conseguiu duas vitórias aqui muito importantes, mas a ideia é continuar melhorando o que precisa para poder fazer um próximo jogo ainda melhor, focadas em mais uma vitória", disse a jogadora tricolor.

Ega cita a inconstância e uma perda de identidade como o principal fator para o time campineiro estar atrás na decisão.

 

"Está faltando voltar o que a gente era no início do campeonato. A gente se perdeu no fim do segundo turno, jogando cada uma por si, e não como a equipe que foi o campeonato todo. Aconteceu isso na semifinal (contra Uninassau/Cabo de Santo Agostinho), daí o time acordou e viu que somente jogando e querendo junto iria passar à final. Agora a gente voltou a se perder e acho que temos que recuperar a essência do nosso time: atacar junto, rodar a bola e defender muito", avaliou a experiente pivô.

 

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

 

FINAIS LBF CAIXA 2019

Série melhor de cinco jogos

Vera Cruz Campinas  (0) x (2) Sampaio Basquete

Jogo 1: 16/08, 20h. VER 59X63 SMB

Jogo 2: 18/08, 18h. VER 72X81 SMB

Jogo 3: 22/08, 19h. Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 4 (se necessário): 24/08, 18h. Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 5 (se necessário): 29/08, 19h. Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

*Horários de Brasília

Fonte: Matheus Moura LBF

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      7.414.742

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos