NOTÍCIAS

22/05/2018

ROSELI GUSTAVO, CAMPEÃ DO MUNDO, ASSUME COORDENAÇÃO DO TIME FEMININO SESI ARARAQUARA BASQUETE

.:: conteudo_36339_1.jpg ::.

Anunciado em março de 2018, o time SESI Araraquara Basquete Feminino está ganhando forma. As contratações estão chegando ao fim e quem realizará a coordenação do time é araraquarense e ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquetebol, Roseli Gustavo da Silva.

“É um sonho que está se realizando, estou muito feliz por estar participando deste projeto”, declarou Roseli em uma entrevista concedida ao SESI-SP. “O desafio é grande, mas é muito importante que as jogadoras entrem em quadra sem se preocupar com as burocracias dos jogos. Como eu atuei durante 10 anos nas linhas de base e adulta da seleção, acumulei várias experiências, tanto no Brasil como no exterior, e sei que essas preocupações atrapalham muito durante o jogo. Essa é a minha função, fazer com que as coisas aconteçam fora da quadra, para que dentro dela as jogadoras possam se dedicar ao máximo. Dá muito trabalho, mas eu cresci no esporte e amo o basquete, então é um privilégio pode levantar todos os dias e fazer o que gosto”.

Araraquara tem história no basquete feminino e masculino, sendo uma cidade muito respeitada na região por ter conquistado vários títulos da liga regional. Desta terra já saíram grandes atletas, como o ex-jogador Rosa Branca, que conquistou títulos importantes quando jogou na Seleção Brasileira de Basquete Masculino entre 1959 e 1969 e a própria Roseli Gustavo, que na década de 90 conquistou os principais títulos do basquete feminino na Seleção Brasileira.

A partir desta parceria entre o SESI-SP e a Prefeitura Municipal de Araraquara, Roseli espera levar o nome da cidade a nível estadual e nacional. “Araraquara sempre teve boas equipes e pessoas competentes trabalhando a favor do basquete. Agora iremos seguir na mesma linha. Estamos fazendo um bom trabalho há algum tempo e essa parceria veio para somar e fortalecer a nossa equipe. O SESI é um grande incentivador do esporte e abre muitas portas para os jovens.”

A coordenadora alega que as contratações estão sendo pensadas para que o time seja competitivo. “Estamos montando um time forte e bem preparado para os campeonatos. Esperamos que a cidade realmente abrace essa equipe. Queremos que a torcida seja nossa sexta jogadora, que haja um grande envolvimento com a cidade, que torçam, assistam aos jogos, e que o basquete feminino cresça. Além da competição, queremos que o time dissemine o exemplo de respeito e união, para que as meninas olhem essa equipe como um espelho, pois as mulheres estão conquistando seu espaço, mas ainda há muito a lutar e conquistar”.

Para a ex-jogadora, a mulher enfrenta barreiras todos os dias para poder estar onde quiser sem se intimidar. "Devemos ser perseverantes e lutar por nossos objetivos. Acredito que minha geração deixou um legado para que as mulheres estejam presentes também nos esportes, pois somos todos iguais.”

Roseli Gustavo da Silva

Nascida em Araraquara, Roseli iniciou sua carreira no basquete aos 11 anos por influência de sua irmã, que já praticava a modalidade. Aos 12 anos, a atleta foi convidada para integrar a equipe de basquete da UNIMEP em Piracicaba. Aos 16, já fazia parte da Seleção Brasileira Adulta, onde conquistou os principais títulos do basquete feminino na década de 90, ao lado das jogadoras Hortência, Magic Paula, Marta Sobral e Janeth. Foram Campeãs Pan-Americanas em Cuba no ano de 1991. No ano de 1994 foram Campeãs Mundiais na Austrália. Em 1996 ganharam o título de Vice-Campeã Olímpica em Atlanta.

“A década de 90 ficou marcada para o Basquetebol Feminino Brasileiro como a década de ouro, pois conquistamos os principais títulos da modalidade”, relembra a ex-atleta.

Roseli nunca deixou o basquete. Depois de aposentar a carreira como jogadora, a araraquarense foi técnica do Time Feminino de Basquete de Araraquara em parceria com o SESI-SP no Programa Atleta do Futuro (PAF), durante 5 anos. Atuou também como gestora das escolinhas de basquete de Araraquara em 2017, depois assumiu como coordenadora do Basquete de Araraquara. Agora, assume a coordenação do SESI Araraquara Basquete Feminino.

Por SESI Araraquara

Foto: Divulgação/SESI Araraquara

    • Você é nosso visitante número
      16.629.605

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos