NOTÍCIAS

09/10/2018

SABRES TRABALHAM FORTE PARA EVOLUÇÃO CONSTANTE NO BASQUETE SOBRE RODAS

.:: conteudo_37496_1.jpg ::.

A recém-criada Sabres, equipe de Basquete sobre Rodas, derrotou o Caju, do Pará, em duelo amistoso, realizado no final de semana, no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), na zona sul da cidade de São Paulo (SP), por 70 a 45. O time, que é comandado pelo técnico Mozart Vasconcellos, faz parte do Projeto Futuro Paralimpico, administrado pelo Instituto Brasileiro de Inclusão Sociocultural (Ibisc).

“A equipe foi criada em virtude da demanda de projetos para portadores de deficiência física na periferia da cidade de Mauá (SP). No ano passado fomos convidados pelo Centro Paralímpico Brasileiro (CPB) para treinar em suas instalações, que foi uma grande honra, por isso, aceitamos prontamente. Possuímos, atualmente, 20 atletas compondo a família Sabres”, explicou Vlademir Pereira Silva, gestor do projeto.

“Fizemos o nosso primeiro amistoso desta equipe que foi criada em junho, são três meses de trabalho. No início, estávamos compondo a questão do material, com as cadeiras, que é uma coisa complexa de se fazer quando não existe recurso. Aos poucos, fomos acertando, pois alguns atletas já tinham o material e conseguimos doações de outras entidades para os demais, por isso, demoramos um pouco para jogar um amistoso”, explicou Vasconcellos.

“O Caju, do Pará, tem uma estrutura muito boa, pois conta com quatro equipes atualmente, e realiza muito bem o trabalho de fomentação da modalidade. Foi bem positivo este amistoso, a nossa equipe está com um bom padrão de jogo, atualizado no perfil mais moderno do Basquete Sobre Rodas, jogando em transição o tempo todo e marcando forte, subindo a defesa, fazendo um jogo vem coletivo; todos os nossos que estiveram em quadra pontaram e vejo que a preparação para o Campeonato de Acesso fica um pouco prejudicada, pois não sabermos ainda as datas e local que ocorrerá esta competição”, complementou Mozart.

Para o atleta José Roberto Santana, a equipe tem tudo para crescer, pois o trabalho tem sido feito com muita seriedade e determinação. “Entrei no Basquete sobre Rodas através de um amigo chamado Caetano, que pode ser considerado um dos dinossauros da modalidade. Agora, vim para a equipe Sabres, que tem um projeto inovador, que permite que os atletas façam parte da comissão, que realmente escuta os jogadores; a diretoria da equipe não se isola no momento de tomar as decisões, muito pelo contrário, ela sempre procura escutar os jogadores antes, por isso, parabenizo o gestor Vlademir e coordenador Mozart”, comentou o ala/pivô.

Os Sabres, neste momento, estão se preparando para disputar o Campeonato de Acesso, ainda este ano, para que em 2019 já possa jogar o Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão. “O Brasileiro do Basquete sobre Rodas tem três divisões (3ª, 2ª e 1ª) e para a equipe disputar estes campeonatos é necessário, antes, jogar a Divisão de Acesso. Para isso, estamos com uma equipe muito boa, mesclada, contando com atletas experientes e novatos; além disso, estamos treinando forte também”, comentou Santana.

“Temos jogadores que são oriundos das nossas ações sociais, já que fazemos esse trabalho de tirar os jovens das ruas, afastando-os dos perigos que são proporcionados por elas, como as drogas, para trazê-los ao Basquete sobre Rodas. O objetivo é que eles conheçam a modalidade e passem a ter o Esporte Paralímpico inserido em suas vidas, praticando o Basquete sobre Rodas para movimentar o corpo, para ganhar saúde e evitar o sedentarismo”, complementou José Roberto.

Os interessados em conhecer a equipe Sabres, poderão comparecer ao Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), que conta com uma megaestrutura. Os treinamentos são realizados as terças-feiras, das 17h às 20h (de Brasília), e as sextas-feiras, das 17h às 20h30 (de Brasília); já para informações complementares, é necessário entrar em contato pelo telefone (WhatsApp): (11) 94775-0225.

“Quem quiser conhecer a equipe Sabres ou ainda um esporte olímpico, que é o Basquete sobre Rodas, as nossas portas estão abertas”, finalizou José Roberto Santana.

Foto: Divulgação/Ibisc

Fonte: ASE

    • Você é nosso visitante número
      5.242.334

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos