NOTÍCIAS

15/12/2018

Franca volta a conquistar título Sul-Americano após 27 anos e se firma como 2º maior campeão do continente em toda a história

.:: conteudo_38041_1.jpg ::.

Que Franca é a Capital do Basquete, todos sabem. Agora, a equipe da cidade mais basqueteira do Brasil resgatou uma tradição enorme na esfera continental com o título da Liga Sul-Americana 2018, conquistado nesta sexta-feira (14/12), em Córdoba (ARG).

Com o título, o Franca levantou seu sétimo troféu da América do Sul na história – foi seis vezes campeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões (1974, 1975, 1977, 1980, 1990 e 1991) – e se firmou como segundo maior campeão do território sul-americano.

O antigo torneio reunia todos os campeões das ligas nacionais de cada país, além do campeão da edição anterior, e foi o mais importante do continente entre 1946 e 1993.

Portanto, considerando as duas competições, os francanos ficam atrás apenas do Esporte Clube Sírio (SP), que tem oito títulos, no ranking de clubes campeões sul-americanos de basquete.

O Franca ainda tem em sua galeria de troféus quatro títulos Pan-Americanos (1993, 1994, 1997 e 1999) e totaliza 11 títulos internacionais nos mais de 50 anos de história ininterrupta no basquete, que ainda tem dois vice-campeonatos Mundiais (1975 e 1980).

Ser campeão da Liga Sul-Americana 2018 só confirma o excelente momento que atravessa o basquete de Franca. A equipe do Sesi Franca iniciou a temporada 2018/2019 em grande estilo, conquistando o título do Campeonato Paulista depois de 11 anos.

Atualmente, os campeões sul-americanos de 2018 são os líderes do NBB CAIXA, com campanha de dez vitórias e duas derrotas, e estão a um passo de garantir a ponta do primeiro turno da competição e consequentemente o mando de quadra em toda a Copa Super 8.

E para completar a “vibe” da cidade, Franca (SP) será a sede do Jogo das Estrelas 2019, que acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro, no Pedrocão. Essa é a quarta vez que o maior evento esportivo do país é realizado por lá, o que comprova ainda mais a força da Capital do Basquete no cenário nacional da modalidade.

Não há como negar que o Sesi Franca Basquete está colhendo frutos de um projeto profissional, organizado e estruturado. Depois de um período de crise, em que houveram riscos do time encerrar suas atividades, veio uma nova gestão, com mudanças na governança, e com ela foi escrita uma nova página na história.

A chegada do SESI-SP como parceiro foi outro gás que o Franca ganhou para essa nova fase. O órgão investiu pesado na equipe, desde contratações até melhorias de estrutura, como o Centro de Treinamento de primeira qualidade construído especialmente para o basquete. O resultado? Um novo Franca.

Todos juntos (diretoria do Franca, SESI-SP, Magazine Luiza, demais parceiros, torcida e população de Franca), remando para o mesmo lugar, levaram o Franca Basquete a nada menos que três finais nos últimos quatro campeonatos disputados.

Nos últimos dois anos, o clube da Capital do Basquete foi vice-campeão do Campeonato Paulista 2017, campeão do Paulista 2018 e conquistou a Liga Sul-Americana de maneira inédita. Só o último NBB CAIXA que passou em branco.

Aos guerreiros Elinho Corazza (capitão), Alexey, Cassiano, Didi, David Jackson (MVP das Finais), Jimmy, André Góes, Gui Abreu, Lucas Dias, Cipolini, Rafael Hettsheimeir, Helinho Garcia (técnico), Pablo Costa (auxiliar) e toda comissão: podem se orgulhar, vocês escreveram seus nomes na linda história do basquete de Franca. Parabéns!

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.626.555

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos