NOTÍCIAS

15/05/2018

“JE SUIS FRANCO-BRÉSILIEN”

.:: conteudo_36272_1.jpg ::.

O francês Virgil Lopez, técnico do Sampaio Basquete, um dos finalistas da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2018, se adaptou plenamente ao estilo brasileiro, mas mantém muito da cultura de sua terra natal enraizada e presente no seu dia-a-dia, se notabilizando como um ‘franco-brasileiro’. Um dos passatempos prediletos do treinador, que é casad com a ex-jogadora Adriana Santos e pai da jovem Luiza, é á culinária.

“Gosto muito de gastronomia, sempre que tenho a oportunidade vou à cozinha preparar alguns pratos aos familiares e amigos. Costumo fazer crêpe ou pizza, entre as opções mais simples”, relata Lopez, que é natural de Marseille (FRA).

“Agora, falando de pratos mais rebuscados: salmão ao molho balsâmico, filé com cenoura e molho de vinho, stake tartare, platô, gratinado de batata ou couve flor e salada com molho especial, entre outros. Todos que experimentaram elogiaram”, acrescentou Virgil, que na cultura brasileira aprecia a tradicional feijoada, como prato principal, e o saboroso pudim na sobremesa.

A esposa Adriana Santos elogia os predicados culinários do companheiro. “Ter um marido que cozinhe é tudo que uma esposa deseja (risos), aqui em casa ele domina a cozinha, eu e a Luiza abusamos disso. Ele faz os pratos com prazer e com muito capricho, mas o melhor é que faz de uma deliciosa sopa até os pratos franceses, très élaborés. A Luiza adora steak tartare, enquanto que eu já sou fã do crêpe e do mousse de chocolate”, explicou.

“Meu pai faz comidas maravilhosas, incluindo tudo o que peço, sempre no café da manhã, por exemplo, ele prepara crêpe. Ajudá-lo na cozinha é delicioso; je t’aime papa”, completou Luiza.

Outra atividade que agrada ao treinador da equipe maranhense é a leitura, aliada a música clássica, que diz ajudar bastante na concentração. “Gosto muito de leitura, agora estou lendo bastante coisa do filósofo Arthur Schopenhauer; outro passatempo são os jogos de estratégia. Com relação à música, gosto de escutar o estilo clássico quando estou trabalhando e/ou estudando, pois me ajuda na concentração e assimilação, mas em outros momentos sou bem mais eclético, ouvindo rock, pagode e samba também”, explicou.

Para o assistente técnico do Sampaio Basquete, Paulo César Ribeiro, Virgil trabalha sempre buscando a perfeição. “Ele é muito estudioso e competente, um profissional muito exigente aos detalhes dos fundamentos do basquete. Sei que ele tem a culinária como hobby, mas experimentar o que ela cozinha ainda está só na promessa (risos)”, comentou.

Como o Brasil é conhecido mundialmente pela alcunha do ‘país do futebol’, Virgil logo que chegou adotou o São Paulo FC como seu time, mas na França era torcedor ferrenho do Olympique de Marseille. “No Brasil não tem como não acompanhar o futebol, que é muito comentado na Europa pela qualidade dos seus jogadores. Por aqui, adotei o Tricolor como clube de coração, mesmo sofrendo um pouco com sua atual situação (risos)”, relatou.

Com relação à Copa do Mundo de Futebol, que será jogada na Rússia, já no próximo mês, Lopez se diz dividido, mas aposta na seleção francesa na grande final. “Quero muito ver a França fazendo a final, mas se possível sem enfrentar o Brasil, porque o meu coração ficaria bem dividido”, relatou o treinador.

Esta é uma semana especial para Virgil Lopez, que está trabalhando forte, preparando o Sampaio Basquete para a série melhor-de-cinco do playoff – final da Liga de basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2018, diante do invicto Campinas. O primeiro jogo acontece no domingo (20 de maio), às 15h00 (de Brasília), no interior paulista.

“Conseguimos manter uma disciplina tática durante a semifinal, pois o nosso padrão de jogo está bem implantado agora, tivemos algumas dificuldades em momento das partidas diante da Uninassau, mas sempre achamos a solução e esse foi o nosso grande progresso nessa fase; achar as soluções aos problemas e de maneira coletiva. A série final vai ser muito disputada, pois reúne o melhor ataque contra a melhor defesa do campeonato”, finalizou Virgil Lopez.

Foto: Divulgação

Legenda: Virgil ao lado da esposa Adriana e da filha Luiza

Foto: Paulo de Tarso/Sampaio

Legenda: Virgil Lopez prepara o Sampaio Basquete para o primeiro jogo decisivo da LBF

Fonte:ASE

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      4.998.075

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos